domingo, 21 de dezembro de 2008

Exorcismo ou algo parecido

Quando criança presenciei um fato que até hoje me confunde e que na época me apavorou bastante. Naquela época, classe média, tínhamos uma doméstica (na época empregada) das que dormia no serviço. Em um determinado dia a irmã da mesma apareceu por lá para pernoitar por algum motivo que, se eu sabia, passou a não ter a menor importância dado o que se segue.
Acordei na madrugada seguinte com gritos e choradeiras e coisas estranhas. Espio pela porta e a irmã da doméstica, cujo nome se perdeu no tempo, está gritando e gesticulando e cuspindo e estalando os dedos, não fazia a menor idéia do que acontecia. A nossa doméstica tentado acalmá-la e minha mãe também. Eis que chega de sobressalto pela porta meu pai - na minha memória ele está de poncho mexicano ou uma capa de chuva preta e chapéu – e bate a porta. Começa a falar em voz alta e incisiva algo como: ele vai embora! Sai desse corpo espírito impuro! Creio que algumas coisas em latim também (mas pode ser fruto da minha imaginação). Entao ele abre a janela espetacularmente e profere: Ele ta indo embora, já foi, já foi! Não seria necessário dizer, mas deu certo. A moça foi se acalmando até pegar no sono, ele deu as costas e voltou para o quarto para dormir sem querer falar no assunto. Não é um caso muito falado na família mas ainda existe um certo respeito pelo feito ainda não muito bem explicado. Mas o que buscou essa história nos recônditos da minha memória foi a minissérie Apparitions, que conta a história de um padre exorcista muito F. que está afastado dos exorcismos e cuidando dos candidatos a canonização. O chefe dos exorcistas da igreja vai se aposentar e o cargo desaparecer, entretanto, algumas pessoas possuídas começam a perseguir o Padre Jacob - brilhantemente interpretado por Martin Shaw - para tentá-lo ao lado negro (ou obscuro se preferirem o politicamente correto). Verei o último capítulo amanhã à tarde, à noite é impossível. Não esperem cabeças girando ou pessoas rastejando pelas paredes ou no teto, não é Hollywood – incrível como as séries inglesas conseguem ser mais concretas que as americanas em temas semelhantes vide a versão inglesa para a Buffy, chama-se HEX, mas essa é outra história -. Apparitions é uma minissérie em seis episódios mas com o mesmo arco de histórias (não é uma por episódio). Levem a sério e tenham medo.

6 comentários:

Eduardo disse...

Excelenete indicação, VALEU!

O criador da série é o Joe Ahearne, o cara do Dr. Who, Ultraviolet e diretor do STRANGE, que deu origem a uma série igual...

Concordo com tua opinião sobre as séries inglesas, eu sempre digo que às vezes o que é só sugerido têm muito mais impacto... vide o primeiro CAT PEOPlE, considerado um dos melhores filmes de terror e suspense de todos os tempos onde NÃO aparece a pantera assassina em cena nenhuma! :O)

Mas tu sabes que eu curto muito as séries canadenses: confere a The Sentinel (1996), que é baseada em fatos reais...

BJS!!!

Giuliano disse...

De exorcista a Bucaneiro.
Uma vida e mil faces...
Aquele bigodinho espantava qualquer demônio...
Também tenho história de empregada mas não posso contar aqui...
TIREM AS CRIANÇAS DA SALA!!!!
HEHEHE.
Abç,
G.

PS: por onde anda o exorcista?

Tai disse...

bah. hehe
cena completamente imaginável (não imaginada, veja bem).
pura diversão! :)

Eduardo disse...

Adorei essa, Giuliano! hahahaha!!!

ABRAÇÃO!!! :O)

nedelande disse...

What an excellent day for an exorcism.

PoPa disse...

Cineman, um exorcista??????????? Caraca!!!!